[Livro do mês] Haralan Popov – “Torturado por sua fé”

Haralan Popov

Livro do mês - Torturado por sua fé

Durante treze anos e dois meses, retido em prisões comunistas, fui sustentado por duas certezas. A primeira: eu sabia que a minha vida estava realmente nas mãos de Deus e não nas mãos de meus carcereiros comunistas. A segunda: eu queria sobreviver para dar meu testemunho e contar o que presenciei.

O propósito deste livro não é demonstrar a depravação dos homens – o que experimentei dia e noite durante mais de treze anos –, e sim mostrar o irresistível amor de Deus. Se temos de salientar algo neste livro, que seja a verdade avassaladora do amor de Deus em meio à bestialidade humana.

Na prisão, aprendi a lição do amor, como nunca havia aprendido. Embora eu já tivesse pregado sobre o amor de Deus em muitos púlpitos, percebi o amor dEle com um novo aspecto, no intenso desespero de celas subterrâneas e na fisionomia de incontáveis companheiros de prisão. Destituído de todas as coisas materiais e todas as distrações, encontrei em Deus uma realidade maior do que já conhecera. A verdade com frequência brilha mais intensamente onde as circunstâncias são mais obscuras.

Não faço ataques políticos neste livro, pois vejo o comunismo não apenas como uma força política, mas também como “sintoma” de uma enfermidade espiritual muito mais profunda. É a “religião” do ateísmo militante. A incapacidade de destruir a fé em Deus é o “calcanhar de Aquiles” do comunismo. Os comunistas temem desesperadamente a fé em Deus. Nunca estas palavras de Paulo se mostraram tão verdadeiras: “Nossa luta não é contra o sangue e a carne”.

Mas tenho outra razão para haver escrito este livro. Hoje há muitos rumores falsos, no estrangeiro, de que o comunismo está “se abrandando” para com o cristianismo e que as práticas do passado, apesar de serem más, acabaram. Fiquei chocado ao ver como essa ilusão dos comunistas é amplamente aceita. Este é um boato totalmente falso. Na verdade, por trás da Cortina de Ferro, o cristianismo está sendo atacado com maior severidade do que fora antes. Muitos continuam morrendo nas prisões.

Em vez de tentar destruir a Igreja, atacando-a externamente, na Rússia e em outros países, o comunismo está subvertendo-a e controlando-a internamente. Em vez de dar fim à Igreja com um único ataque brutal, o comunismo atualmente procura estrangular a Igreja lentamente. O ataque, em nossos dias, tanto é mais sutil, como é mais perigoso.

Nos países comunistas, o cristianismo não é livre e franco, como alguns proclamam. Mas também não pode ser destruído. Está vivo e crescente, mesmo sob perseguição como sucedeu à Igreja Primitiva. De fato, uma Igreja Subterrânea está viva no mundo comunista. Suas similaridades com a Igreja Primitiva são extraordinárias. Para apresentar o meu testemunho e a história da Igreja Subterrânea escrevo este livro. Dedico-o aos milhares de irmãos em Cristo que morreram encarcerados, muitos deles ao meu lado. Também dedico ao corpo de Cristo que, em nossos dias, é torturado no mundo comunista.

________________________

Informações do livro

Título: Torturado por sua fé
Autor: Haralan Popov
Editora: Fiel
Edição:
Ano: 2006
Número de páginas: 168

Fonte: POPOV, Haralan. Torturado por sua fé. São José dos Campos/SP: Fiel, 2006.
Postado por: 
Áurea Emanoela Holanda Lemos | PreciosoCristo | Original aqui.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que inclua estes créditos, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Anúncios

Uma resposta em “[Livro do mês] Haralan Popov – “Torturado por sua fé”

  1. Caro amigo leitor, sinceramente é um dos melhores livros que já lí, adquirí em 2011 e já estou lendo pela terceira vez, realmente como pode um ser humano ter sofrido tanto, é de arrepiar a força espiritual e física que este filho de Deus teve… vale muito a pena adquiri-lo. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s