[Livro do mês] Thabiti Anyabwile – “O que é um membro de igreja saudável?”

Livro do mês - O que é um membro de igreja saudável

Quer sua vida cristã tenha começado ontem, quer tenha começado há trinta anos, o propósito do Senhor é que você desempenhe um papel ativo e vital em seu corpo, a igreja local. Ele tenciona que você tenha a experiência da igreja local como um lar mais maravilhoso e mais significativo do que qualquer outro lugar do mundo. Ele deseja que suas igrejas sejam lugares saudáveis e que os membros dessas igrejas sejam também saudáveis.

Este pequeno livro foi escrito na esperança de que você descubra e redescubra o que significa ser um membro de igreja local saudável e o que significa contribuir para a saúde de toda a igreja.

Este livro toma como exemplo O que é uma igreja saudável?, embora tente responder a uma pergunta um pouco diferente: “À luz das Escrituras, o que é um membro de igreja saudável?”. Procura-se com isso abordar as pessoas que os pastores lideram e encorajá-las a cumprir seu papel em ajudar a igreja local a refletir cada vez mais a glória de Deus.

Como você, membro de uma igreja local, pode contribuir positivamente à saúde de sua igreja?

[…] A saúde da igreja local depende da disposição de seus membros para inspecionarem seu coração, corrigirem sua maneira de pensar e dedicarem-se à obra do ministério. Os capítulos apresentarão uma proposta para você tornar-se um membro mais saudável de sua igreja local. Os capítulos pressupõem que você já é membro de uma congregação local e talvez precise apenas de um pequeno empurrão ou de oportunidade para refletir sobre alguns assuntos prioritários.

O capítulo 1 encoraja-o a ouvir de modo expositivo a Palavra de Deus. Membros de igreja saudável são aqueles que ouvem de maneira específica a Palavra de Deus pregada e estudada. Eles permitem que Deus estabeleça a agenda, procurando sempre ouvir o verdadeiro significado do texto, de modo que o apliquem à sua vida.

No capítulo 2, os membros de igreja são estimulados a dedicarem-se ao aprendizado dos temas da Bíblia. Em outras palavras, eles devem tornar-se “teólogos bíblicos”, esforçando-se por protegerem a si mesmos e à igreja dos ensinos falsos e incorretos.

O capítulo 3 convida os membros da igreja a que fiquem saturados com o evangelho de Jesus Cristo. É o evangelho que nos salva (Romanos 1.16); também é o evangelho que nos sustenta e nos motiva no viver cristão diário.

Não podemos ouvir as Escrituras ensinadas expositivamente, conhecer bem as suas narrativas e temas abrangentes e viver saturados com o evangelho, sem desejarmos e nos esforçarmos para tornar-nos evangelistas bíblicos. Os capítulos 4 e 5 oferecem algumas sugestões para considerarmos a evangelização e a conversão de modo bíblico saudável.

O capítulo 6 é uma chamada a assumir um compromisso sério e ativo com a membresia de uma igreja local. Depois, o capítulo 7 provê uma razão que explica por que a membresia comprometida é importante: a igreja local é o lugar em que os crentes experimentam a disciplina transformadora e corretiva do Senhor.

O capítulo 8 examina o crescimento espiritual com base numa perspectiva bíblica, enquanto o capítulo 9 inclui algumas recomendações para apoiarmos eficientemente a liderança da igreja local.

O capítulo 10 é uma chamada a considerarmos a oração como um aspecto essencial de tornar-se um membro saudável de igreja. Uma breve discussão das bases bíblicas da oração é apresentada, incluindo algumas sugestões que os membros saudáveis de igreja podem incluir em sua vida de oração.

Cada capítulo inclui também algumas leituras recomendadas para estudo posterior. Essas não são as únicas coisas que produzem um membro de igreja saudável; outras coisas também são importantes. Entretanto, espero que essas nos estimulem ao amor e às boas obras, para a glória de Cristo e a beleza de sua noiva.

________________________

Informações do livro

Título: O que é um membro de igreja saudável?
Autor: Thabiti Anyabwile
Editora: Fiel
Edição:
Ano: 2010
Número de páginas: 122

Por: Áurea Emanoela Holanda Lemos | PreciosoCristo | Original aqui.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que inclua estes créditos, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s