Os melhores links cristãos do mês (Janeiro/2012)

Todo mês, nós do PreciosoCristo selecionamos e indicamos alguns dos melhores textos e vídeos (ou qualquer outro conteúdo) publicados em sites cristãos. Acessem estes links, visitem estes sites e sejam edificados!

Atenção: O fato de incluirmos o texto de um site neste espaço não significa que endossamos todo o conteúdo do site no qual ele foi publicado.

Links cristãos do mês

Augustus Nicodemus Lopes, Como vai ser 2012?
No O Tempora! O Mores!, em 28 de dezembro de 2011.

Publicado no final do ano de 2011, este breve texto do pastor Augustus Nicodemus faz uma análise do cenário evangélico brasileiro atual, observando os diversos vetores que o compõem – desde o crescimento do neopentecostalismo, a força do movimento “gospel” nos meios de comunicação e a atuação política da chamada “bancada evangélica”, até a propagação do calvinismo no seio das igrejas pentecostais e o uso das mídias sociais pelos cristãos.

Chris B. Strevel, O desenvolvimento do pressuposicionalismo de Van Til na prática apologética de Greg Bahnsen
No Monergismo.com, em 1º de janeiro de 2012.

A chamada “apologética pressuposicional” vem ganhando cada vez mais interesse nos círculos teológicos, inclusive no Brasil. Partindo da premissa fundamental de que “o problema fundamental do incrédulo não é ignorância, mas rebelião”, o pressuposicionalismo sustenta que “o encontro com a incredulidade, portanto, deve expor e desafiar as pressuposições rebeldes do incrédulo”. Neste texto, discute-se como Greg Bahnsen desenvolveu esse arcabouço teórico pressuposicionalista, cujos alicerces haviam antes sido lançados na obra de Cornelius Van Til. O autor aponta o trabalho duro, a atitude graciosa e humilde e a ênfase no aspecto positivo da apologética como as três principais contribuições de Bahnsen à abordagem pressuposicional.

Josaías Jr., Afinal, você é um Homem ou um Muppet?
No iPródigo, em 6 de janeiro de 2012.

O irmão Josaías Jr. escreveu uma interessantíssima análise do filme Os Muppets, a partir de uma perspectiva cristã reformada, para o blog Reel Thinking (em inglês). Nesta primeira parte de sua análise, ele discute assuntos como vocação cristã e a dificuldade que enfrentamos para tomar decisões, cotejando algumas cenas do filme com o ensino bíblico a respeito do tema.

Ciro Sanches Zibordi, Ah, se Paulo fosse ao Caldeirão do Huck…
No Blog do Ciro, em 20 de janeiro de 2012.

“Pare o mundo que eu quero descer! Famosa cantora “glospel” disse no Twitter que, ao visitar o Caldeirão do Huck, sentiu-se como Paulo no Areópago… Ela ignorou “pequenas” diferenças entre os episódios, pois o imitador de Cristo não pregou a convivência ecumênica nem apresentou uma mensagem que os atenienses queriam ouvir. Ele disse o que todos precisavam ouvir: “[Deus] anuncia agora a todos os homens, em todo o lugar, que se arrependam” (At 17.30).”

R.C. Sproul, Pregando a Cristo
Na Editora Fiel (Artigos).

“A igreja do século XXI enfrenta muitas crises. Uma das mais sérias é a crise de pregação. Filosofias de pregação amplamente diversas competem por aceitação no clero contemporâneo. Alguns veem o sermão como um discurso informal; outros, como um estímulo para saúde psicológica; outros, como um comentário sobre política contemporânea. Mas alguns ainda veem a exposição da Escritura Sagrada como um ingrediente necessário ao ofício de pregar. À luz desses pontos de vista, sempre é proveitoso ir ao Novo Testamento para procurar ou determinar o método e a mensagem da pregação apostólica apresentados no relato bíblico.”

Mario Persona, O que era a serpente de bronze?
No O que respondi.

Você gostaria de saber qual o sentido dessa passagem: “E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.” (Números 21.8)? […] Foi o próprio Senhor quem revelou a analogia existente entre o episódio da serpente de bronze e a Sua pessoa: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado; para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.14-15). Se você está sentindo os efeitos da picada da serpente, do pecado, se você sente os efeitos de seu veneno, volte-se para Cristo. Olhe para Ele, por fé, morrendo por você na cruz, e Ele lhe dará o perdão e a vida eterna.

Anúncios

Uma resposta em “Os melhores links cristãos do mês (Janeiro/2012)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s