Coisas que eu não sei, coisas que eu sei

Vinícius S. Pimentel

Coisas que eu não sei, coisas que eu sei

Como cristãos, nós fazemos duas afirmações igualmente preciosas acerca da possibilidade do conhecimento. Por um lado, sustentamos que é possível ao homem alcançar um conhecimento verdadeiro e salvífico de Deus e de suas obras, pelas Escrituras Sagradas, mediante a iluminação do Espírito Santo. Por outro lado, admitimos que tal conhecimento será sempre limitado, quando comparado com a transcendência e infinitude de Deus.

Em outras palavras, nós afirmamos que é possível conhecer a Deus verdadeiramente, embora seja impossível conhecê-lo exaustivamente. Por mais longe que cheguemos em nossa experiência espiritual e em nosso conhecimento genuíno de Deus e de suas obras, sempre haverá um momento em que seremos obrigados a nos juntar a Paulo e exclamar:

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! (Romanos 11.33)

Ao que me parece, o hino A certeza do crente (Novo Cântico nº 105) captura com beleza singular o sentimento de Paulo – e de todo cristão verdadeiro – diante da infinita distância entre a sabedoria de Deus e a capacidade de compreensão dos homens. Cada vez que o ouço, sinto-me profundamente humilhado pela quantidade de coisas maravilhosas que eu não consigo entender nos caminhos de Deus:

Não sei porque de Deus o amor
A mim se revelou,
Porque Jesus, meu Salvador,
Na cruz me resgatou

Não sei o modo como agiu
O Espírito eternal
Que, um dia, a Cristo me atraiu
Em convicção real

Não sei o que de mal ou bem
É destinado a mim;
Se maus ou áureos dias vêm,
Até da vida o fim

Não sei se ainda longe está,
Ou muito perto vem,
A hora em que Jesus virá
Na glória que Ele tem

Somos verdadeiramente esmagados pelo modo assombroso como Deus opera em nosso favor! Quantas coisas maravilhosas não entendemos no seu modo de agir! Entretanto, cada vez que o coro é cantado, todas essas incertezas humilhantes dão lugar a uma convicção segura e inabalável:

Mas eu sei em quem tenho crido
E estou bem certo que é poderoso!
Guardará, pois, o meu tesouro
Até o dia final!

Oh, como é bom saber que o meu entendimento limitado não pode me impedir de estar em comunhão com Deus e desfrutar de sua plena salvação! De fato, eu posso não compreender plenamente o amor salvífico de Deus ou o modo como Sua graça soberana conquistou o meu coração; posso não conhecer as alegrias e angústias que o futuro me reserva nem saber quantos dias me restam desta vida terrena. Sim, eu posso conviver com todas essas dúvidas, contanto que eu tenha uma única convicção: a certeza de que o Deus em quem pus a minha confiança é suficientemente poderoso para completar em mim a obra que começou, aperfeiçoando a minha santidade, preservando a minha fé e me guardando de tropeços até o último dia.

O que nos sustenta como cristãos, enfim, não é o nosso entendimento elevado dos oráculos de Deus ou o nosso conhecimento de coisas futuras. Nossa firmeza e segurança estão na fidelidade de Deus à Sua promessa de que as Suas ovelhas jamais se perderão! A certeza do cristão está no fato de que o mesmo Deus que entregou Seu Filho por nós continuará nos sustentando, “até o dia final”, providenciando para nós todas as coisas que são necessárias para permanecermos em Seu caminho santo. Afinal, “se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida” (Romanos 5.10).

Deus ama os Seus filhos e promete preservá-los até o fim. Isso é o que nós sabemos com certeza, e isso é o bastante!

Por: Vinícius Silva Pimentel | PreciosoCristo | Original aqui.
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que inclua estes créditos, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Deixe um comentário

